segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Quinta da Castainça Touriga Nacional





Região: Douro
Castas: Touriga Nacional
Álcool: 14%
Enólogo: Jean-hugues Gros 
Preço: +/- 40€
Notes de dégustation: Vinho bastante aromático com uma cor quase opaca. Bastante aromático, com notas muito evidentes de fruta vermelha, especiarias, fumado e madeira. Na boca voltam a surgir com força as notas de fumado e madeira a terminar com um retrogosto perlongado. Uma excelente escolha para este Inverno e com uma surpreendente elegância. 

Curiosidades:

"A Quinta da Castainça, propriedade pertencente à família de António José Lopes Gaspar, há pouco mais de duas décadas, está situada na região vitivinícola do Douro, sub-região do Cima Corgo, mais concretamente em S. Mamede de Ribatua, concelho de Alijó. A vinha, com cerca de 23 hectares, está dividida em três propriedades: na encosta da margem direita do rio Douro; na encosta da margem direita do rio Tua; e num planalto, cuja exposição e altitude são favoráveis à produção de vinhos brancos. A totalidade da vinha situa-se a uma altitude que varia entre 350 e 600m e é composta, essencialmente, por castas tintas típicas da região. Para vinho tinto, as castas mais plantadas são: Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Barroca, Sousão e Tinta Amarela. Para vinhos brancos são utilizadas as castas Viosinho, Rebigoto, Gouveio, Arinto e Moscatel."

"A adega está localizada na Quinta da Castainça, posição central em relação às três propriedades. A sua localização e técnicas de construção conferem-lhe um isolamento térmico que minimiza as altas temperaturas que se fazem sentir na região, especialmente em períodos de verão (40 a 45ºC). Está dotada da melhor tecnologia de vinificação, desde um sofisticado controlo de temperatura a cubas de vinificação de capacidade variável. Todo o processo de vinificação é feito manualmente para garantir um rigoroso controlo e tradição, desde a selecção das uvas à sua recepção. A adega possui ainda uns antigos lagares de granito, utilizados na elaboração de vinho generoso. Um moderno laboratório analítico e a linha de enchimento e montagem, conferem a esta adega a autonomia necessária ao controlo eficaz de todo o processo produtivo. Depois da fermentação maloláctica e antes do engarrafamento, a generalidade dos vinhos passam por um estágio em barricas de carvalho francês."
Nota de prova(pessoal): 17

Sem comentários:

Enviar um comentário